Amidgalectomia

A cirurgia para retirada das amígdalas chama-se amigdalectomia. É realizada em pacientes que apresentam infecções das amígdalas de repetição, ou seja, mais de 5 episódios de amigdalite no período de um ano, ou se as amígdalas encostam uma na outra. Existem outras indicações, mas estas duas são as indicações mais frequentes.

O pôs operatório da amigdalectomia é mais difícil para o paciente, pois este não consegue se alimentar. A dor é intensa e permanece por vários dias. Por isso, nos 5 primeiros dias a dieta é restrita a alimentos líquido/pastosos e frios, isto é , apenas poderá tomar sorvetes, sucos, iogurtes, vitaminas, gelatina, etc. Em relação à alimentos salgados, o paciente poderá se alimentar de macarrão, sopas e purês, todos frios. Não poderá comer: pão, bolo, biscoito, batata frita, pizza e farofa.

Nos primeiros dias, vão aparecer nos locais onde estavam as amígdalas algumas placas brancas chamadas “fibrina”, que fazem parte da cicatrização. Estas têm odor fétido, porém não representam sinal de infecção, não sendo necessário o uso de antibióticos.

Otorrinolaringologia
e Fonoaudiologia em Brasília

Agende sua consulta