PAC

Alguns indivíduos, embora apresentem audição periférica normal, frequentemente não compreendem o que outras pessoas dizem. Escutam de maneira “confusa”, por apresentarem disfunções nas vias sensoriais ou neurais, que conduzem o som até o córtex cerebral.

Relatam também dificuldade em conversar em ambientes ruidosos, em manter diálogos em grupo, e na atenção auditiva, solicitando repetições constantes. São consideradas distraídas, desatentas, desinteressadas e “ouvindo somente quando o assunto lhes interessa”.

É totalmente indolor, dependendo da colaboração do paciente, e é realizado em cabine acústica com fones de ouvido. O paciente escutará estímulos verbais e não verbais com distorção, precisará ouvir e produzir oralmente, ou apontar uma figura ou palavra escrita, para produzir a resposta sensorial envolvida. O exame é dividido em 2 encontros de 30 minutos de duração cada.

Os distúrbios do processamento central (DPAC) podem refletir uma perda ou atraso de função, e resultam de disfunções dos processos dedicados à audição. Uma vez detectados, são encaminhados para o tratamento específico e diferenciado com a fonoaudióloga. Essas dificuldades podem ser revertidas com o treinamento auditivo adequado.

Um otorrinolaringologista deve ser procurado se existir alguma suspeita, para que faça um histórico clínico detalhado e solicite o exame de Processamento Auditivo Central (PAC).

Isto ocorre porque o processo de comunicação efetiva depende de várias etapas, e qualquer falha em uma delas pode comprometer o processo como um todo.Assim, o Processamento Auditivo Central (PAC) é um conjunto de habilidades específicas das quais o indivíduo depende para interpretar o que ouve.Tais habilidades são mediadas pelos centros auditivos localizados no tronco encefálico e no cérebro, podendo ser subdivididas em: atenção, discriminação, associação, integração e organização de saída.

São requisitos necessários para realizar o exame: idade igual ou maior que 7 anos e exames de audiometrias (tonal e vocal) e imitanciometria, dentro da normalidade em ambos ouvidos e realizados recentemente.

Indicações:

Crianças ou adultos que apresentem dificuldades de aprendizagem, para ler ou escrever, de memória, de concentração ou dispersão;
Demora para escutar ou compreender o que foi dito, solicitação constante para repetir;
Dificuldades de localização sonora e realização de sequência de tarefas solicitadas.

Otorrinolaringologia
e Fonoaudiologia em Brasília

Agende sua consulta