De uma forma geral, sinusectomia é um dos nomes técnicos da cirurgia para abertura dos seios da face.
Quando os pacientes portadores de sinusites crônicas não melhoram com os tratamentos clínicos, médico e paciente podem chegar a uma opção cirúrgica, elaborada como o intuito de desobstruir os seios da face.
O objetivo é a drenagem dos seios da face – que geralmente estão obstruídos nos pacientes com sinusite crônica – promovendo a ventilação e melhorando a sensação de nariz tapado, para evitar novos episódios de infecção.
Este procedimento cirúrgico, simples e delicado, é realizado de forma endoscópica, não havendo cortes ou cicatrizes externos. Na cirurgia – que varia de acordo com o problema, podendo durar de 30 minutos até 1 hora – são removidas as estruturas que dificultam a drenagem natural dos seios paranasais, permitindo uma respiração melhor.
O paciente recebe alta entre 12 e 24 horas de internação e não é necessário o uso de tampões. No pós-operatório é aconselhado ao paciente: não assoar o nariz, tossir ou espirrar com boca aberta e repousar. Geralmente, após 7 dias, o paciente pode retornar às atividades normais.
Ela pode ser feita em conjunto com outros procedimentos como a septoplastia, rinoplastia, uvulopalatoplastia etc.