Rinoplastia Funcional: a Rinoplastia é uma cirurgia que é feita para alterar estruturas internas e externas do nariz. Ela pode ser feita apenas com o objetivo de mudar a forma do nariz, tornando-o mais harmônico, mas também pode ser feita visando a melhora da função do nariz, ou seja, corrigir distúrbios respiratórios. Este é o caso da Rinoplastia Funcional.
A Rinoplastia Funcional envolve o reparo das válvulas nasais que causam obstrução nasal, quando estão estenosadas ou colabadas. A alteração valvular pode ter como causa alterações congênitas, pós-cirúrgicos, colabamento devido ao avanço da idade ou pode ocorrer por causas desconhecidas. Este reparo com frequência envolve alguma mudança na forma do nariz. Para tanto, podemos usar a anestesia local com sedação ou a anestesia geral, que preferimos por acreditarmos dar mais conforto ao paciente e ao cirurgião e hoje ser considerado um procedimento mais seguro que no passado.
A cirurgia envolve incisões, que podem ser ocultas e algumas externas. Neste tipo de procedimento é comum enxertos de cartilagens retiradas do próprio nariz a exemplo do septo, das orelhas (sem causar deformidades), mas pode requerer enxerto de cartilagem da costela. Os enxertos são suturados para dar estrutura às válvulas e à nova forma planejada. Às vezes é preciso fazer fraturas (que chamamos osteotomias), o que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, mesmo deixando temporariamente manchas roxas e inchaço, habitualmente não são dolorosas. Muitos pacientes dizem não doer nada.
Hoje usamos menos ressecções de cartilagens, mais suturas e enxertos, devolvendo ao paciente o que foi removido dele mesmo. Isso é muito importante durante o processo de envelhecimento.
Enfim, podemos corrigir um problema funcional e ao mesmo tempo melhorarmos a simetria e as proporções das cartilagens, ossos e estruturas moles do nariz, dando bem-estar físico e colaborando para o bem-estar emocional dos nossos pacientes por meio da melhora da sua autoestima.
Saiba mais sobre a Cliaod – Clínica de Otorrinolaringologia
Sabe há quanto tempo a Cliaod está no mercado? Há 21 anos. Tudo começou no ambulatório e no pronto-socorro de um hospital particular, no Distrito Federal. Aos poucos, veio o reconhecimento pelo serviço prestado. Com isso, a demanda aumentou e foi preciso ampliar a estrutura.
Atualmente, a Cliaod conta com dez especialistas – otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos – focados em oferecer um atendimento de excelência e humanizado, em que cada paciente é visto como único. A equipe trabalha centrada em valores como competência, respeito e ética.